Com o aumento da criminalidade e da criatividade de muitos para encontrar formas de burlar a segurança, os empresários também precisam buscar novas maneiras para proteger o patrimônio e seus funcionários. É comum ficar com muitas dúvidas e não saber de que forma ampliar a segurança da empresa. São inúmeros produtos e sempre parece que ou não são suficientes ou são exagerados para o seu negócio.

Para ajudar, vamos apresentar alguns itens importantes, que devem ser levados em conta por gestores que querem aumentar a segurança da sua empresa. Confira também as soluções que a Intelbras oferece para diferentes situações.

Quais equipamentos são importantes para a segurança corporativa

Listamos as principais soluções para as empresas que desejam aprimorar ou atualizar sua infraestrutura de segurança. São diversas soluções que agilizam a comunicação, melhoram a conexão e garantem a segurança da empresa, ajudando no monitoramento remoto da produtividade e na detecção de incêndios, por exemplo.

Controle de acesso

Permitir a entrada apenas de pessoas autorizadas na empresa – inclusive controlando o acesso de carros – é um ponto fundamental que aumenta a segurança dos funcionários, mas também ajuda a proteger o patrimônio e as informações estratégicas do negócio.

É possível realizar um controle de acesso seguro, por meio de senhas, tags, cartões de aproximação, impressão digital e até reconhecimento facial. Assim, as entradas e saídas de colaboradores e prestadores de serviço podem ser gerenciadas com eficiência. Além disso, existem soluções interligadas a softwares de gerenciamento que armazenam relatórios e possibilitam o gerenciamento remoto e em tempo real, autorizando ou removendo permissões de forma fácil e rápida.

Mas é preciso pensar além da entrada principal. Alguns setores são estratégicos – financeiro, estoque, diretoria – e também podem ter o acesso restringido. Pode-se instalar um controle de acesso nesses lugares, e apenas quem tem autorização terá permissão para entrar. Neste outro artigo listamos os vários benefícios do controle de acesso, que além da segurança corporativa oferece vantagens que vão além da porta ou da catraca, como por exemplo, o gerenciamento de horas extras.

Para quem atua no setor de negócios compartilhados, como coworkings, também pode acessar o artigo “Negócios compartilhados: como fazer o controle de acesso de pessoas”, que traz soluções específicas para este novo e crescente nicho de mercado.

Câmeras de Monitoramento

O sistema de câmeras de segurança (CFTV) permite o monitoramento de tudo o que acontece dentro e nos arredores da empresa. As câmeras de alta definição permitem visualizar em diferentes ângulos as salas individuais ou coletivas, salas de reunião, estoque, data centers, áreas comuns, corredores, estacionamento, e também os acessos principais da empresa e seus arredores.

Para um sistema de vigilância completo, é preciso contar com mais equipamentos além das câmeras, como gravadores (DVRs ou NVRs); disco rígido específico para CFTV para garantir alta performance, robustez e durabilidade a todo momento (24/7); e até softwares de gestão de imagens. Assim, as imagens ficarão organizadas e armazenadas com segurança, com datas e horários, e disponíveis para, posteriormente, serem revistas (em caso suspeito, é possível averiguar detalhes de alguma situação anormal). Este sistema completo permite ter inteligência de vídeo, com ações automatizadas e recursos de abandono ou retirada de objeto, mapa de calor, contagem de pessoas e reconhecimento facial, por exemplo, dando maior precisão a vigilância (isso pode ser feito através de DVRs, NVRs e câmeras Multi HD e IPs).

Outra forma de monitorar alguns ambientes internos específicos das empresas é utilizar câmeras portáteis Wi-Fi. Elas são ligadas à internet e disponibilizam o acesso remoto às imagens por meio de login e senha e o monitoramento pode ser feito através de aplicativos instalados no celular Este equipamento pode ser bem-vindo na sala dos diretores ou em alguma pequena filial distante, por exemplo. Algumas câmeras Wi-Fi também podem ser ligadas ao DVR, permitindo gravação e melhor gerenciamento das imagens.

Alarmes

O alarme é parte primordial para compor um sistema de segurança. Isso porque, o sistema é composto por sensores que detectam movimentação suspeita em horários e locais não permitidos e emitem sinais de emergência para avisar sobre uma possível ameaça. Esses sinais podem ser sonoros (sirene no local), aviso no celular do dono do negócio ou alerta na empresa de monitoramento responsável.

O sistema de alarme pode detectar uma invasão, tanto de áreas internas quanto nos acessos da empresa. Apesar de o alarme não criar uma barreira física, ele dá tempo para o dono do imóvel se precaver de alguma situação negativa, como dano ao patrimônio ou às pessoas que estão ali, e assim tomar as providências necessárias.

Conexão de Qualidade

Outro ponto importante para a segurança corporativa é manter uma rede de internet segura para uso interno de funcionários e gestores. Se você atua em um ramo de negócios onde é importante compartilhar o Wi-Fi com os clientes, como um café ou mesmo um coworking, pode fazer isso de uma forma que não comprometa suas atividades.

Para isso não basta simplesmente colocar um roteador comum e fornecer a senha. Estes equipamentos mais simples não serão suficientes para atender a demanda por Wi-Fi. É necessário montar uma conexão robusta, capaz de suportar diversos usuários conectados, compartilhando vídeos e imagens ao mesmo tempo.

É preciso então investir em equipamentos que consigam criar redes diferentes e seguras: uma de Wi-Fi para clientes e outra exclusiva para o uso interno do negócio. Os produtos mais indicados para esta função são os Roteadores Corporativos ou Access Points (AP).

Por ser configurável e contar com uma série de modos de uso, controles de banda e segurança, o AP, como é conhecido, é uma solução mais profissional para a ampliação de cobertura da rede sem fio em negócios de todos os portes. Com capacidade para muitas conexões simultâneas (até 500 dispositivos, dependendo do modelo), ele melhora a experiência de navegação, permite criar redes diferentes para os tipo de uso – gerência, chefia, clientes, aberto ao público etc – cada uma com uma senha específica (fica a critério do estabelecimento utilizar diferentes acessos ou não).

Como vimos, há uma série de equipamentos que ajudam a proteger ambientes externos e internos da empresa, e se usados de forma combinada, ampliam a segurança do local. Mas, os níveis de segurança corporativa vão seguir de acordo com o tamanho das empresas e com a necessidade de monitorar e controlar o acesso de determinadas áreas.